Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade III (UNIP)

Metodologia de Ensino das Ciências Sociais – Questionário: Unidade III (UNIP)

01) ENADE, 2005) Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:

a) Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.
b) Modificar regularmente seus pressupostos teóricos.
c) Organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
d) Trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
e) Condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.

Resposta correta: letra C. Comentário: Na formação do professor-pesquisador é necessário que este desenvolva a capacidade de organizar a sua ação a partir da articulação entre prática-teoria e prática.

02) (ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.  LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Resposta correta: letra B. Comentário: Os conhecimentos esperados do professor para o exercício da docência, segundo Libâneo, são os conhecimentos dos conteúdos da disciplina que leciona e sua capacidade de ministrar este conteúdo de forma contextualizada. Além disso, espera-se que o professor tenha domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.

03) (SEE-PB, 2009) Escreva (V) para afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

(__) É tarefa do professor contribuir para a autonomia do aluno.
(__) É preciso estar emocionalmente comprometido para aprender.
(__) A inteligência emocional é responsável por apenas 10% do nosso sucesso ou fracasso.
(__) Para os alunos adultos, aprender é sempre reconstruir o conhecimento.
(__) Aprendemos de acordo com mecanismos individuais, num processo que envolve razão, emoção e relação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) V, V, F, V, V.
b) V, V, V, V, V.
c) F, F, F, F, F.
d) V, V, F, F, V.
e) F, F, V, F, F.

Resposta correta: letra A. Comentário: A inteligência emocional é um elemento fundamental na atuação profissional, não só do professor, como também de outros profissionais, o que torna esta alternativa a única incorreta.

04) (SEE-PB, 2009)  Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.

a) A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.
b) Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.
c) O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.
d) A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.
e) A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.

Resposta correta: letra D. Comentário: A pedagogia libertadora concebida por Paulo Freire parte da concepção de que a motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação problema.

05) (SEE-PE 2008) “Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire (1996).

A partir desta citação, é CORRETO inferir que, em sala de aula, o (a) professor(a) deve:

I. Informar as razões políticas da história do conhecimento.
II. Acatar o pensamento crítico dos alunos, favorecendo a discussão e a construção de novos conhecimentos.
III. Estar aberto às indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos.
IV. Provocar reflexões e discussões, relacionando as teorias com exemplos práticos e contextualizados.
V. Entregar ao aluno endereços de sites que facilitem o ensino de sua disciplina.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.

a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) IV e V, apenas.

Resposta correta: letra B. Comentário: Partindo-se das considerações de Paulo Freire é correto inferir que o professor em sala de aula deve acatar o pensamento crítico dos alunos, favorecendo a discussão e a construção de novos conhecimentos.  A pedagogia freireana também está voltada para as indagações dos alunos, sua curiosidade e perguntas. A pedagogia freireana também possibilita o estímulo a reflexões e discussões, relacionando as teorias com exemplos práticos e contextualizados.

06) (SEE-PE, 2008) Como professores, precisamos preparar os estudantes para trabalharem com o universo tecnológico. Na escola, para que os estudantes possam compreender o mundo em que vivem e posicionarem-se criticamente, uma questão fundamental, no uso das tecnologias da informação e comunicação, é:

a) Utilizar todas as técnicas do computador.
b) Acessar, analisar e interpretar as informações.
c) Arquivar informações e transferi-las aos demais interessados.
d) Acessar e copiar todas as informações disponíveis.
e) Construir programas nas mídias digitais e audiovisuais.

Resposta correta: letra B. Comentário: A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação na educação possibilita que os estudantes acessem, analisem e interpretem informações. Esta é a contribuição mais significativa das TIC no processo educacional.

07) (SEE-PE, 2008) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do  processo de ensino. Assim, os planos devem apresentar:

a) Encadeamento, rigidez, praticidade e inalterabilidade.
b) Continuidade, subjetividade, versatilidade e variável.
c) Ordem sequencial, objetividade, coerência e flexibilidade.
d) Continuidade, uniformidade, dissensão e independência.
e) Seguimento, discrepância, naturalidade e rigorosidade.

Resposta correta: letra C. Comentário: O planejamento escolar é uma atividade primordial na atuação do docente e para ser eficaz, deve ser organizado de forma sequencial, com objetividade, coerência e flexibilidade.

08) (SEE-PE, 2008) O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem permite ao professor optar por diversas metodologias. Ao projetar o trabalho de forma participativa e construtiva, utilizando os recursos da web, o professor possibilita o desenvolvimento:

I. da responsabilidade do aluno pela sua própria aprendizagem em interação com professores e colegas.
II. da gestão e do controle das ações desenvolvidas, partindo das decisões do professor.
III. do acesso, da interação e do compartilhamento das descobertas e dos conhecimentos em tempo real.
IV. da memorização das buscas e dos links no momento das pesquisas.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.

a) Apenas I, II e IIII.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas I e III.

Resposta correta: letra E. Comentário: A utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educacional possibilita o desenvolvimento da responsabilidade do aluno pela sua própria aprendizagem e também do acesso, interação e compartilhamento das descobertas em tempo real.

09) (SEE-SC, 2002, adaptado) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico.  No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:

a) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes.
b) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.
c) Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
d) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.
e) É um documento orientador da ação da escola, no qual se registram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas.

Resposta correta: letra B. Comentário: É incorreto afirmar que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público de acordo com princípios estabelecidos nacionalmente, pois estas atribuições são do projeto político pedagógico da escola que deve ser elaborado pelos agentes envolvidos no processo educacional.

10) (SEE-SP, 2008) Sobre o projeto político-pedagógico da escola é correto afirmar que:

a) É um documento orientador da ação da escola, onde se registram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas.
b) Deve prover a orientação para a condução de cada disciplina e, sempre que possível, para uma articulação disciplinar, por meio de fazeres concretos, como projetos de interesse individual.
c) Deve refletir o melhor equacionamento possível entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos e físicos, para garantir bons resultados ao final do ano letivo.
d) É um documento formal elaborado ao início de cada ano letivo que se realiza mediante um  processo único de reflexão sobre a prática pedagógica dos professores.
e) Possui uma dimensão política, no sentido de compromisso com a formação do cidadão participativo e responsável, e pedagógica, porque orienta o trabalho dos docentes e que a escola tenha uma perspectiva de trabalho única e diretiva.

Resposta correta: letra A. Comentário: O projeto político pedagógico da escola é um documento orientador da ação da escola, no qual se registra os caminhos a seguir em função do diagnóstico realizado, os valores e concepções teóricas escolhidas pela instituição escolar. A partir deste plano é que se definem os conteúdos e metodologias a serem utilizados em cada disciplina escolar.



Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

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