O (Sagrado) numinoso em mim



A convite da minha amiga Rosélia, 
dedico estas letras ao Natal de cada um!

    Certo dia estava preparando minhas aulas sobre o Sagrado. Mas queria que fosse algo muito diferente. Eu queria provocar cada aluno a pensar de uma maneira não trivial esse conceito que esconde muitas possibilidades de interpretação. Um dos autores que eu escolhi para preparar essa aula foi Rudolf Otto. Este autor apresenta o conceito de sagrado a partir de três outros, a saber: Numinoso, Tremendo e Fascinante. Lógico que os alunos a medida em que eu desenvolvia a aula foram ficando inquietos, pois a palavra inicial era muito simples, sagrado, e cada um já sabia para si o que isso significava, mas quando apresentei os três conceitos de Otto, tudo o que parecia tão obvio se transformou numa grande dor de cabeça para eles e eu gostei muito da reação que tiveram.
    A proposta da interação Fraterna de Natal traz o tema: O Numinoso em mim. E não teria momento mais oportuno de contar essa experiência do que agora. Vamos lá então voltar à sala de aula... eu segui os passos pedagógicos para saber o que os alunos já sabiam sobre o tema, explorei o conhecimento deles e percebi que havia ali muitas traduções para a palavra sagrado, mas no geral, disseram ser: Deus, algo da Igreja, família e etc. Eles tentaram de maneira muito significativa me dizer o que sabiam e a partir daí utilizei então os conceitos de Otto para nos "desajudar" a compreender, ou seja a modificar alguns parâmetros e a construir juntos conceitos mais elaborados.
    Primeiro coloquei no quadro a palavra Numinoso e tentaram de muitas formas me dizer o que imaginavam ser, mas nada de conseguirem. Eu lhes disse: ainda bem! Eles angustiados queriam saber o motivo de eu ter gostado de que eles não conseguissem explicar. E foi aí que eu lhes disse que o Numinoso é algo que não pode ser explicado. A primeira intervenção foi: como vamos estudar algo que não pode ser explicado? Eu prontamente respondi que é justamente isso que faríamos durante todo o ano, tentar falar de algo que não cabem palavras para explicar. Mas então como estudar? Como saber? O que colocar na prova? E as inquietações deles foram crescendo cada vez mais.
    Segundo, com a palavra no quadro e as tentativas em vão de querer encontrar significado palpável introduzi as outras para continuar a aula. O Sagrado além de ser numinoso é também Tremendo. Logo me disseram: essa é fácil, significa algo muito grande! Eu disse: quase isso! Mas Tremendo significa que diante de algo que não podemos traduzir em palavras, isso nos assombra de alguma forma, e trememos diante do desconhecido, mas esse tremor não é de medo, mas de temor respeitoso a algo que valorizamos muito e não conseguimos conhecer. Inevitavelmente alguém já lançou a terceira palavra explicando seu significado: Ahhh, então Fascinante é algo que nos encanta? Respondi: Isso mesmo! Estamos quase lá.
    Terceiro, com os sinônimos mais trabalhados chegamos a uma conclusão: O Sagrado que estudamos (naquele momento iríamos estudar durante o ano), seria algo que por mais que eu tivesse palavras eu não poderia explicar, e se eu tentasse explicar não seria compreendido, pois é inefável, por isso quanto mais eu tento, mais eu tremo e temo o Sagrado que me fascina por não se revelar a mim de qualquer forma. Mas a chave principal da reflexão daquela aula foi: eu não posso explicar, nem dizer, mas algo eu posso! Os seus olhos ficaram atentos em busca da resposta... e continuei, no âmbito do sagrado eu posso experimentar. E cada um que experimenta o numinoso em si tem uma concepção dele que por mais que saia dizendo a todos o que sente, jamais conseguirá exprimir em palavras inteligíveis o que experimentou. Por isso não posso julgar a experiência que o outro tem com o Sagrado! É algo muito íntimo de cada pessoa e merece no mínimo respeito.
    Assim, concluo meu relato agradecendo a Rosélia pela oportunidade de relembrar algo tão interessante que passei em sala. E a partir dessa aula de Ensino Religioso os alunos passaram a encarar a matéria com outros olhos e no final do ano fui homenageado com uma caixa personalizada, onde eles demonstraram que aqueles conceitos jamais sairiam de suas vidas, tampouco eles da minha! Um feliz e abençoado natal a todos!



Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

1 Comentários

  1. "Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador "

    Meu amigo Tiago
    Fui lendo, absorvendo cada linha... até me extasiar do Numinoso que arde em si...
    Tive um problema com o computador... fiquei sem net 3 dias em plena Interação de Natal...
    Depois, senti que isso seria uma Inspiração para eu comentar só no final, hoje ... e assim o faço, com toda calma e gratidão do mundo.
    Percebi, nitidamente, que deveria ficar no Silêncio de Maria...
    Me emocionei com cada postagem... com a sua não poderia ser diferente...

    Não fiques aterrorizado diante deles, pois Iahweh teu Deus, que habita em teu meio, é Deus Grande e Terrível. (Deuteronômio 7,21)

    Da sua postagem, em especial, recorto:
    Deus Tremendo!
    Vou lhe contar algo que me ocorreu no dia em que recebi sua postagem tão rica: estava eu a procurar a passagem bíblica que falava do Deus Tremendo e Numinoso e vc vem falando justamente dele... e com que categoria de mestre!
    Tive total sintonia com seu jeito de expressar o Numinosos e aprendi muito com sua explanação do nosso Deus Tremendo que eu conheço tão bem pois Ele se manifesta assim desde minha infância... mas, ao mesmo tempo, se revesa como Pastor e Mestre para não sucumbir eu diante dos seus Apelos radicais de Amor... Parabéns! Sim, vc é Numinoso até na sua expressão facial e biotipo...

    Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
    E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar!
    Gênesis 28,16-17

    Fique na paz, querida e tenha um santo e abençoado Natal do Menino Deus!
    Bjm festivo de gratidão por tudo e sempre.

    P.S. Amanhã, saem as ressonâncias da nossa VI Interação Fraterna de Natal... espero vc por lá...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem