sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O (Sagrado) numinoso em mim



A convite da minha amiga Rosélia, 
dedico estas letras ao Natal de cada um!

    Certo dia estava preparando minhas aulas sobre o Sagrado. Mas queria que fosse algo muito diferente. Eu queria provocar cada aluno a pensar de uma maneira não trivial esse conceito que esconde muitas possibilidades de interpretação. Um dos autores que eu escolhi para preparar essa aula foi Rudolf Otto. Este autor apresenta o conceito de sagrado a partir de três outros, a saber: Numinoso, Tremendo e Fascinante. Lógico que os alunos a medida em que eu desenvolvia a aula foram ficando inquietos, pois a palavra inicial era muito simples, sagrado, e cada um já sabia para si o que isso significava, mas quando apresentei os três conceitos de Otto, tudo o que parecia tão obvio se transformou numa grande dor de cabeça para eles e eu gostei muito da reação que tiveram.
    A proposta da interação Fraterna de Natal traz o tema: O Numinoso em mim. E não teria momento mais oportuno de contar essa experiência do que agora. Vamos lá então voltar à sala de aula... eu segui os passos pedagógicos para saber o que os alunos já sabiam sobre o tema, explorei o conhecimento deles e percebi que havia ali muitas traduções para a palavra sagrado, mas no geral, disseram ser: Deus, algo da Igreja, família e etc. Eles tentaram de maneira muito significativa me dizer o que sabiam e a partir daí utilizei então os conceitos de Otto para nos "desajudar" a compreender, ou seja a modificar alguns parâmetros e a construir juntos conceitos mais elaborados.
    Primeiro coloquei no quadro a palavra Numinoso e tentaram de muitas formas me dizer o que imaginavam ser, mas nada de conseguirem. Eu lhes disse: ainda bem! Eles angustiados queriam saber o motivo de eu ter gostado de que eles não conseguissem explicar. E foi aí que eu lhes disse que o Numinoso é algo que não pode ser explicado. A primeira intervenção foi: como vamos estudar algo que não pode ser explicado? Eu prontamente respondi que é justamente isso que faríamos durante todo o ano, tentar falar de algo que não cabem palavras para explicar. Mas então como estudar? Como saber? O que colocar na prova? E as inquietações deles foram crescendo cada vez mais.
    Segundo, com a palavra no quadro e as tentativas em vão de querer encontrar significado palpável introduzi as outras para continuar a aula. O Sagrado além de ser numinoso é também Tremendo. Logo me disseram: essa é fácil, significa algo muito grande! Eu disse: quase isso! Mas Tremendo significa que diante de algo que não podemos traduzir em palavras, isso nos assombra de alguma forma, e trememos diante do desconhecido, mas esse tremor não é de medo, mas de temor respeitoso a algo que valorizamos muito e não conseguimos conhecer. Inevitavelmente alguém já lançou a terceira palavra explicando seu significado: Ahhh, então Fascinante é algo que nos encanta? Respondi: Isso mesmo! Estamos quase lá.
    Terceiro, com os sinônimos mais trabalhados chegamos a uma conclusão: O Sagrado que estudamos (naquele momento iríamos estudar durante o ano), seria algo que por mais que eu tivesse palavras eu não poderia explicar, e se eu tentasse explicar não seria compreendido, pois é inefável, por isso quanto mais eu tento, mais eu tremo e temo o Sagrado que me fascina por não se revelar a mim de qualquer forma. Mas a chave principal da reflexão daquela aula foi: eu não posso explicar, nem dizer, mas algo eu posso! Os seus olhos ficaram atentos em busca da resposta... e continuei, no âmbito do sagrado eu posso experimentar. E cada um que experimenta o numinoso em si tem uma concepção dele que por mais que saia dizendo a todos o que sente, jamais conseguirá exprimir em palavras inteligíveis o que experimentou. Por isso não posso julgar a experiência que o outro tem com o Sagrado! É algo muito íntimo de cada pessoa e merece no mínimo respeito.
    Assim, concluo meu relato agradecendo a Rosélia pela oportunidade de relembrar algo tão interessante que passei em sala. E a partir dessa aula de Ensino Religioso os alunos passaram a encarar a matéria com outros olhos e no final do ano fui homenageado com uma caixa personalizada, onde eles demonstraram que aqueles conceitos jamais sairiam de suas vidas, tampouco eles da minha! Um feliz e abençoado natal a todos!



Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

"Das alturas orvalhem os céus,
E as nuvens que chovam justiça,
Que a terra se abra ao amor
E germine o Deus Salvador "

Meu amigo Tiago
Fui lendo, absorvendo cada linha... até me extasiar do Numinoso que arde em si...
Tive um problema com o computador... fiquei sem net 3 dias em plena Interação de Natal...
Depois, senti que isso seria uma Inspiração para eu comentar só no final, hoje ... e assim o faço, com toda calma e gratidão do mundo.
Percebi, nitidamente, que deveria ficar no Silêncio de Maria...
Me emocionei com cada postagem... com a sua não poderia ser diferente...

Não fiques aterrorizado diante deles, pois Iahweh teu Deus, que habita em teu meio, é Deus Grande e Terrível. (Deuteronômio 7,21)

Da sua postagem, em especial, recorto:
Deus Tremendo!
Vou lhe contar algo que me ocorreu no dia em que recebi sua postagem tão rica: estava eu a procurar a passagem bíblica que falava do Deus Tremendo e Numinoso e vc vem falando justamente dele... e com que categoria de mestre!
Tive total sintonia com seu jeito de expressar o Numinosos e aprendi muito com sua explanação do nosso Deus Tremendo que eu conheço tão bem pois Ele se manifesta assim desde minha infância... mas, ao mesmo tempo, se revesa como Pastor e Mestre para não sucumbir eu diante dos seus Apelos radicais de Amor... Parabéns! Sim, vc é Numinoso até na sua expressão facial e biotipo...

Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar!
Gênesis 28,16-17

Fique na paz, querida e tenha um santo e abençoado Natal do Menino Deus!
Bjm festivo de gratidão por tudo e sempre.

P.S. Amanhã, saem as ressonâncias da nossa VI Interação Fraterna de Natal... espero vc por lá...

Related Posts with Thumbnails

Textos mais visitados nas últimas semanas!

Postagens recentes

Ocorreu um erro neste gadget