Breve análise do filme: Poder Além da Vida

 Poder Além da vida - Filme
Clique na foto para assistir ao filme


por Tiago Lacerda

O filme é baseado em fatos reais e pode ser considerado um material semiautobiográfico de Dan Millman, autor do livro intitulado O caminho do Guerreiro pacífico (Way of the peaceful warrior). A partir deste livro foi criado o filme Poder além da vida sob a direção de Victor Salva. O Filme é classificado como drama e foi lançado nos Estados Unidos no ano de 2006. O protagonista desta trama é o próprio Dan Millman interpretado pelo ator Scott Mechlowicz que é um ginasta muito entusiasmado pelo que faz e desejoso em participar das olimpíadas. Nada lhe falta: dinheiro, mulheres, faculdade, amigos e muitos troféus, mas mesmo tendo tudo isso um caos atravessa a sua vida, um caos no sentido de que as coisas se tornam desordenadas para uma hora se organizar. É preciso compreender que a vida é formada por essas forças antagônicas e que elas lutam dentro de nós para nos revelar quem somos.

O filme apresentou algumas regras sobre a vida que se apresenta sob os conceitos de paradoxo (a vida é um mistério, não desperdice seu tempo tentando compreendê-la), humor (mantenha seu senso de humor, principalmente em relação a você mesmo, é a força além de todas as medidas) e mudança (nada permanece imutável). Quem levou Millman nesta caminhada de descoberta foi Sócrates, que foi o eixo principal de suas novas descobertas, esse personagem é interpretado pelo ator Nick Nolte. Em meio a essa amizade aparece uma linda jovem chamada Joy (Amy Smart) que ajudará o ginasta a prosseguir sua trajetória em busca do conhecimento de si mesmo, das vitórias e do grande ideal que começara a almejar: ser um guerreiro de verdade, ou como explicita no livro de Dan Willman: um guerreiro pacífico.
O filme pode ser interpretado por diversos vieses. Citarei algumas cenas específicas para apresentar uma forma peculiar de assistir ao filme. Podemos começar numas das primeiras cenas do filme quando o jovem num diálogo com Sócrates escuta a primeira indagação: “você é feliz?”. A pergunta veio porque o jovem se ostentava em saber responder qualquer coisa. Nada lhe faltava, assim esta pergunta chega como um terremoto que estremece as bases psicológicas de uma pessoa segura de si. A primeira resposta partindo de Millman não poderia ser diferente: “o que felicidade tem a ver com isso?”, pois para uma pessoa materialista como ele o mais importante na vida é o que se pode conseguir com seu dinheiro: bens, títulos, mulheres etc.
No momento dessa pergunta partindo do pressuposto de que Sócrates é apenas uma idealização de seus desejos faz que o jovem atleta pense um pouco em tudo o que está fazendo. Será que vale a pena todo esforço se perdermos a nós mesmos? Buscamos conhecer o mundo e todas as coisas e nos esquecemos de quem somos e do que somos realmente capazes. Muitas vezes nos colocamos diante de nós mesmos e tememos ver e conhecer essa pessoa que se apresenta a nós. Pensamos ser mais forte que somos, mais inteligente que apresentamos, enquanto no fundo olhamos apenas para o nosso próprio ideal. Sócrates no filme representa a figura de um filósofo grego, um homem maduro que sabe tomar as decisões e que tem consciência de que “sabe que não sabe nada”, ou seja, pode aprender muito com as outras pessoas e retirar o conhecimento de dentro de cada delas.

Antes da cena do assalto, Millman se questionava sobre os valores que tinha. Sobre o que é certo e errado e percebeu que há uma convenção sobre o que é certo: em relação aos outros, ao que sabemos ou viver como vivemos. Aprendeu que não existe certo e que nunca vai estar certo ou mais errado que os outros. Que é preciso ter consciência de suas escolhas. Pois “todas as ações têm suas satisfações e seu preço, reconhecendo os dois lados o mundo se torna mais realista e responsável por suas ações”. Após essa reflexão ele sai do lugar em que estava e é assaltado, num primeiro momento ele pensa em revidar, no filme, ele diz isso para Sócrates: “uma pequena vantagem na hora e no lugar certo”, pois Sócrates poderia acabar com eles. Na verdade quem poderia acabar com eles era o ego de Millman que se achava forte o bastante para iniciar um duelo, mas ao perceber uma arma apontada em sua cabeça, a situação muda. No filme Sócrates joga a carteira, nesse momento é Millman, sua parte madura e racional que age, não reagindo. Esse é um dos ensinamentos do filme, ser um guerreiro pacífico, ou seja, você pode ganhar a guerra de uma forma inteligente.

O filme se desenvolve com inúmeros ensinamentos nesse sentido. Um dos precípuos é que pensamos que nossa alegria se encontra no destino que traçamos, mas nos enganamos. Pois é na jornada que a felicidade se desenvolve. Nossa vida precisa ser vivida intensamente no presente, não em desejos futuros ou recordações do passado. Assim o filme mostra que é possível atingir nossas metas quando colocamos o coração no aqui e agora, lugar fértil onde se pode cultivar uma história de autoconhecimento.


Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

26 Comentários

  1. Kamila, Nº15, 2ºB.

    O filme trata de como o ser humano as vezes pode ser muito hipócrita com a forma de "ver" o mundo e a si mesmo. "Nada na vida é banal", basta, sentir, tirar tudo o que nos atrapalha, fisicamente para atingirmos nosso objetivo. O nosso melhor tesouro não devemos estragar, senão vira apenas uma caixa de armazenamento,onde tudo é decorado e nada é verdadeiro. Apenas aprendemos cada vez mais com a vida, não tente viver sempre o futuro, pois o futuro é incerto.

    ResponderExcluir
  2. Victor De Lima Torres,N°25,2°B

    A história trata-se de um ginasta que está enganado sobre o que é a verdadeira felicidade,esse filme pode ser comparado a teoria de Platão onde retrata o retorno à caverna por parte daquele que se libertara das algemas com a finalidade da libertação daqueles que permaneceram como escravo de sua própria ilusão(Millman e Sócrates)aprendi que o verdadeiro guerreiro não procura a perfeição, simplesmente serve aos outros com que mais ama, seguindo sua intuição, através de três elementos essenciais: paradoxo, humor e mudança. Pois a felicidade está na jornada e não no destino e que devemos nos concentrar no presente.

    ResponderExcluir
  3. Daniel Roberto Nº8 2ºB

    o filme mostra que não prestamos atenção no aqui e agora que ficamos com a mente cheia de coisas negativas e não damos o maximo de nós no agora simplesmente pensamos na vitoria e oque vamos ganhar no futuro tanto é que Sócrates no filme nós ensina três coisas:
    1paradoxo: a vida é um mistério; não desperdice seu tempo tentando entender
    2-humor: mantenha seu censo de humor; especialmente com relação a você mesmo
    3-mudança: nada permanece imutável.
    minha frase favorita foi: o que importa é a jornada não odestino

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!
    Lembrem que o comentário do blog é moderado, ou seja, só aparecerá depois de aprovado. Envie uma única vez e aguarde a aprovação.

    abraço,

    Prof. Tiago

    ResponderExcluir
  5. Samã, Nº25, 2ºC.

    O filme nos traz inúmeras lições de vida mas a principal lição é que devemos viver o aqui e agora.
    Vivendo cada momento como se fosse único.
    A vida é um mistério não devemos desperdiçar o nosso tempo tentando compreende-la, devemos viver o agora, temos que esquecer o passado e parar de pensar no que vai acontecer amanhã.
    ''Onde estou? Aqui! Que horas são? Agora! O que eu sou? Esse momento!''
    Pois a verdadeira felicidade esta na jornada e não no destino. viva agora, não amanhã.

    ResponderExcluir
  6. Claudir n°6, 2°B

    O Filme mostra uma especie de lição de vida, Para o Ginasta Millman depois que ele sofreu um acidente não tinha mais nenhuma esperança nem auto estima para realizar seus sonhos, as vezes o simples fato de uma pessoa se ajudar pode resolver tudo, foi isso que aconteceu, ele criou uma espécie de imaginação (Sócrates), que ajudou ele a continuar sonhando e batalhando pelos seus sonhos, que mesmo você tento tudo o que você tem em sua vida particular,Amigos,Namoradas, Dinheiro, a pessoa não é nada sem ter a felicidade, as vezes a felicidade está tão simples mais as pessoas não observam e não dão nenhum tipo de valor, eu aprendi que independente do seu objetivo a felicidade está no sua jornada até chegar ao seu Objetivo.

    ResponderExcluir
  7. Mariana Rodrigues/Nº20/2ºC.

    O filme nos mostra vários lados que deveríamos ter de nossa vida, como que material não é tudo, hoje você pode ter tudo e amanhã nada. Temos que levar em consideração que o destino é sempre mutável, e que nunca saberemos o que nos vai acontecer amanhã, a nossa vida não passa de momentos, seria errôneo demais querer viver de lembranças, ou planejações futuras, temos que aprender e levar pra nossa vida que, oque importa é aqui, agora, sem passado, sem futuro, apenas o presente. Os sonhos devem ser maiores e mais importante que tudo, como de Millman, que era ser um grande ginasta, mas nunca pensou em desistir desse objetivo, pois aprendeu que seu sonho era mais importante que tudo, não basta conhecimento se não usar com sabedoria.

    ResponderExcluir
  8. Gabriela 2 c.17 junho, 2013

    o filme nos mostra que temos que lutar pelos nossos sonhos e viver a cada momento como se fosse o unico e nao colocar obstaculos naquilo que podemos fazer,conquistar.A vida é muito curta para desperdisar temos que lutar,viver conquistar so basta se esforçar.

    ResponderExcluir
  9. Rubens,N°24,2°B
    O filme se trata da história de um jovem ginasta chamado Dan Millman, um jovem que tem todos os desejos materiais possíveis, porém, é incerto de ser feliz, então Millman cria Sócrates, sua consciência, que o guia em sua jornada atras da paz interior. O filme mostra vários pensamentos filosóficos, destacando a ideia que se deve viver cada momento como se fosse único, sem indagar sobre o amanhã, como Sócrates fala: "O importante é a jornada e não o seu destino", mostrando que se deve aproveitar o caminho rumo ao sucesso, e não ficar pensando que quando chegar lá, você irá ser feliz.

    ResponderExcluir
  10. Lia Tavares17 junho, 2013

    Lia Tavres,N° 16,turma 2°B

    o filme mostra a forma de um ser humano ver o mundo e a si mesmo.Dan millman que é um ginasta que cria uma ilusão da felicidade,mas quando Millman,cria uma espécie de filosofoso em sua mente,começa um processo de aprendizagem,sobre a vida e a real felicidade,fazendo ele ver que as pessoas não prestam atenção no aqui e agora,e que ficam com a cabeça cheia de coisas que não é necessário em tal momento,como pensar na vitória ou o que ganharemos futuramente."Sócrates" ensina a ele três coias 1-paradoxo: a vida é um mistério; não perca seu tempo tentando entendê-lá.
    2-humor: mantenha seu censo de humor;principalmente em relação a você mesmo
    3-mudança: nada permanece imutável,e assim o ajudando a continuar a sonhar,batalhar por seus objetivos.

    ResponderExcluir
  11. Jhenifer Thuler, Nº13| 2ºB .

    "Um guerreiro não desiste do que ama. Ele tem amor no que faz". "As pessoas mais difíceis de serem amadas, normalmente são as que mais precisam de amor".
    Bonito,forte, popular entre as meninas e rico, assim era Millman um jovem atleta. Ele acredita que não precisa de mais nada na sua vida.
    Apesar de tudo parecer não precisar de mais nada,pelo sucesso e ''felicidade'', algo não deixa-o satisfeito, fazendo-o perder noites de sono.
    Um dia encontra um homem misterioso que trabalha em um posto de gasolina, simpatizando-se com ele. O rapaz começa a chamá-lo de Sócrates, pois, pela forma como fala, parece um filósofo.
    Dan apesar de se sentir atraído pelos ensinamentos de Sócrates, não quer escutar os conselhos, até que sofre um grave acidente que muda sua vida e até pode mudar a forma como as pessoas enxergam a sua passagem pela vida.
    Será que para mudar o ritmo de vida, é necessário que algo muito sério, muito ruim aconteça?
    Esse filme tenta passar a mensagem de reflexão sobre isso. Enquanto está tudo às mil maravilhas,Millman desafiando tudo, a fazer coisas impensadas,sem pensar em suas consequências, a arriscar-se só para mostrar que é capaz e se mostrar para os outros.
    Quantas pessoas vivem no seu limite? Arriscam tudo, sem pensar nas conseqüências que poderão vir depois disso? Às vezes, são necessárias quedas espetaculares para que a pessoa comece a pensar e buscar uma mudança no seu pensar e agir.
    ;)

    ResponderExcluir
  12. Rebecca, Nº 23, 2ºB

    O filme retrata a história de um garoto que não sabe o que é realmente felicidade, ele tem interesses fúteis, um orgulho de sua vida que muitos queriam ter, e uma visão deturpada do que é realmente a vida. O que nos faz pensar bastante se realmente sabemos o que é e onde esta a nossa felicidade, e se realmente estamos vivendo ou apenas nos enganando. Faz-nos pensar em como agimos e o que é necessário mudar. Mostra também que as pessoas apenas se preocupam com as vitória.
    Enfim, o filme é basicamente uma perfeita lição de vida.

    ResponderExcluir
  13. Gabriele, Nº11, 2ºB

    O filme retrata a vida de algumas pessoas que querem algo mais não se concentram no que está fazendo ali,não dá a atenção no aqui, no agora e só querem impressionar as pessoas que estão ao redor só pensar em vencer ou na sua ''própria glória'', no filme o ginasta Milman está sendo enganado por ele mesmo sobre a verdadeira felicidade. O filme apresenta algumas regras sobre a vida, no filme fala sobre o verdadeiro guerreiro, que ele não procura ser perfeito, mas ele tenta fazer aos outros oque ele mais ama, isso tudo tem três elementos essenciais:mudança,paradoxo e humor

    ResponderExcluir
  14. Adriane,Nº1,2ºC.
    O filme nos traz varias lições que deveriamos usar em nossas vidas , como não desperdiçar tempo pensando nas consequências do nosso amanhã, que devemos aproveitar cada momento como se fosse o unico, que se realmente acreditamos em algo deveriamos lutar ate o fim ,mais a principal lição e de que ''A vida é um mistério, não desperdice seu tempo tentando compreendê-la'' .

    ResponderExcluir
  15. O filme te ensina a esquecer todas as suas preocupações, viver o momento, ser feliz."A felicidade esta na jornada, e não no destino", gosto dessa frase porque pra mim é a verdade,não se preocupe com seu "destino" e sim com o momento. Se você for feliz de verdade, talvez consiga trazer a felicidade a pessoas a sua volta.

    ResponderExcluir
  16. Aurélio N°3 2°B

    O filme ensina a tirar todas as suas preocupações da cabeça,ensina também que tudo acontece a nossa volta, e principalmente, encontrar sua felicidade."A felicidade esta na jornada e não no destino", gosto dessa frase no filme, porque, pra mim é verdade, não precisamos nos preocupar com o nosso "destino" e sim com o momento, se somos feliz de verdade, não a razão alguma para se preocupar

    ResponderExcluir
  17. Lucas, N°18, 2°C.
    Posso tirar inúmeras lições desse filme, mais a principal é de que temos que viver e não simplesmente existir, não se render as adversidades que a vida impõe, deixar de tentar compreender a vida e viver o hoje sem tentar decifrar o amanhã.
    "A felicidade está na jornada e não no destino".

    ResponderExcluir
  18. Nicole Diniz,N°:21,2°B
    O filme mostra que sempre podemos nos superar, que ninguém deve desistir de seus sonhos e objetivos na vida, mas é sempre bom ter alguém te apoiando, mesmo que seja só sua consciência, assim como aconteceu com Millman e Sócrates.

    ResponderExcluir
  19. O filme trata-se de um filósofo chamado Sócrates, que é fruto da imaginação de um ginasta chamado Millman, na imaginação de Millman "Sócrates" é um homem sábio, que tem uma maneira diferente de olhar o mundo, e quer fazer com que ele tenha experiências que fogem da realidade do nosso dia a dia. Sócrates passa varias lições de vida para Millman, e tenta mostrar a manira certa de como deve viver a vida.Ele nos mostra que devemos viver o presente,o agora, que não devemos permanecer a nossa vida inteira dormindo, devemos buscar a paz para nossa alma.Sócrates nos ensina vários pensamentos filosóficos.Nossa vida é um mistério, não devemos perder tempo tentando entende-la.

    Aline, N°02, 2°B

    ResponderExcluir
  20. Diego Marcelo n° 9 Turma: 2°B

    Joven Dan Nillman criou em sua consciência uma pura ilusão para que ele se recupera-se e por algum milagre voltar a ginastica. Isso na vida real não é possível é só a pessoa ter força de vontade , não precisa criar uma espécie de "amigo imaginário" , e também não precisa ficar se gabando porquê tem dinheiro, carro, etc. A pessoa pode ter tudo na vida, mais não e feliz

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Silva 2º C

    O Filme trata muito sobre você saber viver, "socrates" ensina muito sobre você viver sem se importar com as pessoas em sua volta, nos ensina a encontrar o verdadeiro valor que existe dentro de nós e também a encontrar a verdadeira felicidade que não é a felicidade de estar sempre com garotas bebendo, se drogando etc.
    Pois se todos os "jovens" que tem tudo isso com frequência fosse felizes realmente quando sozinho deitar se em seu travesseiro e tentasse dormir, se todos esse fosse felizes os casos de depressão no mundo diminuiria.

    ResponderExcluir
  22. Esse filme retrata a vida de um ginasta chamado Dan Millman no começo do filme ele é muito convencido e acha que tem tudo porque é ginasta depois ele percebe que não é feliz que ele tem que viver o hoje o agora nesse filme tem uma lição de vida muito importante no dia a dia nós perdemos muito tempo pensado em como vai ser nosso futuro sendo que estamos vivendo o presente o agora então viva a vida pensando no agora no hoje não no amanha.

    ResponderExcluir
  23. Maria Cecilia dos Santos Nº19 2ºB

    O Filme mostra que um ginasta tinha uma vida que era só festa, bebidas e mulheres. Ele achava que era feliz, um dia foi em um Posto de Combustível e Conheceu um Homem Chamado Sócrates, que te ensinou que para ser feliz existia varias outras maneiras, mas o ginasta sofreu um acidente de moto e fico paraplégico, ele teve que parar com sua faculdade e com a ginastica. Sócrates o ajudou a voltar a andar e a voltar a praticar a ginastica, quando ele foi a sua universidade andando varias pessoas ficaram surpresa porque ele tinha conseguido, e voltou a trenar Ginastica e consegui ganhar a Olimpíadas, no Final ele descobriu que Sócrates não existia e era só um pensamento da sua cabeça. Esse Filme mostra que você tem que acreditar mais em você, que nada é impossível e que a vida não é só festa e sim existe muitos outros jeitos para ser feliz. E que você tem que acreditar nos seus sonhos que um dia eles podem virar realidade, e você nunca sabe tudo sempre tem algo novo para aprender. E que tudo nunca é mil maravilhas sempre vai ter seus altos e baixos.

    ResponderExcluir
  24. Neste filme mostra que um jovem ginasta se preocupava demais em se tornar o melhor,mas não conseguia se manter-se com a cabeça vazia durante o seu treino.Ele sofreu um acidente de moto que fez com ele parasse com a sua ginastica,o homem Sócrates o ajudou a mostrar que a varias maneira de ser feliz e a ser um guerreiro,pois um guerreiro não se preocupa com a perfeição,somente faz o que mais ama,voltou para o treino e conseguiu conquistar o titulo nacional.Esse filme é muito inspirador,pois até mesmo com as dificuldades você pode conseguir,é só ser guerreiro e correr atrás do que mais ama.

    ResponderExcluir
  25. Millman é um exemplo de superação... Ele tinha um pedaço de ferro em uma das pernas e mesmo assim manteve as esperanças e se esforçou muito para continuar treinando...

    ResponderExcluir
  26. Impressionante como os ensinamentos mais verdadeiros estão no universo e como somos parte dele, realmente podemos busca-los olhando para nós mesmos. No silêncio da mente é que escutamos o universal nos ensinando.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem