Tg-Doxa - Professor Tiago Lacerda
Filosofia, Sociologia e Direito





Para confirmar, clique em cadastrar e confira em sua caixa de e-mails.

sábado, 1 de junho de 2013

Assédio Moral e Sexual no Trabalho


Esta atividade é para a turma: 1º RH.

Você encontrará um link para baixar a Cartilha elaborada pela Subcomissão de Gênero com participação da Comissão de Ética do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).


Para baixar a cartilha Clique aqui

Após salvar a cartilha em seu computador elabore uma produção de texto que aborde as seguintes perguntas:

01) O que é assédio Moral?
02) Descreva sobre o assédio moral contra: mulheres, homens, doentes e acidentados.
03) O que é assédio sexual?
04) Só existe assédio sexual de homens contra mulheres? Comente.

Essas quatro perguntas acima deverão ser contempladas na produção de texto que deverá ser entregue nas normas da ABNT conforme apresentadas em sala de aula. Para complementar esta atividade construa sua crítica a respeito do tema e publique nos comentários deste post.

3 comentários:

Anônimo disse...

Luana Oliveira; Nº 35; RH- 1º ANO
CRÍTICA
Com base no trabalho em questão chego a conclusão que tanto o assédio moral como o sexual são violências inadmissíveis no cotidiano de qualquer indivíduo, ou seja, é preciso romper o silêncio e denunciar, independente de ameaças, pois é direito do ser humano ter uma vida sadia e poder exercer sua função no ambiente de trabalho sem ser vítima desses grandes males. Apesar das dificuldades é importante se manter atento e adquirir provas e testemunhas. Pois além de ferir a integridade da pessoa, pode acarretar consequências para o resto de sua vida. Além disso é notável que na maioria dos casos acontece devido o abuso do poder (hierarquias organizacionais), ou o uso da força física. Com isso é importante a pessoa saber que não está só, que acontece com muitos. Procurar ajuda é a decisão mais propícia para uma solução.

Tiago Lacerda disse...

Ótimo Luana!
Gostei de quando disse ser inadmissível o abuso tanto moral quanto sexual na vida laboral das pessoas. Outra coisa importante que você disse é sobre denunciar esses casos. Parabéns. Gostei do sua pesquisa enviada pelo e-mail e de seu comentário no blog.

Anônimo disse...

LISLAINE Nº34 - 1ºRH

O assédio moral é toda e qualquer conduta que traz dano à personalidade, dignidade ou integridade física ou psíquica da pessoa, põe em risco seu emprego ou degrada o ambiente de trabalho, sem que possua caráter sexual.
Já o assédio sexual, conforme já definido, é o constrangimento e importunação séria, ofensiva, insistente, chantagiosa com finalidade de obter a vantagem sexual.
Enquanto no assédio moral o agente busca a eliminação da
autodeterminação do empregado no trabalho ou a degradação das suas condições pessoais no trabalho, acarretando efeitos nefastos à integridade física e psíquica do funcionário, no sexual pretende a prática de favores sexuais.

Related Posts with Thumbnails

Postagens mais visitadas na última semana!