Questões sobre Instituição Escolar


01) Segundo dados do censo escolar, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), em 2004, ingressaram no Ensino Fundamental 26.614.310 alunos, enquanto no Ensino Médio ingressaram apenas 9.169.357 alunos. A partir dos dados acima podemos concluir que:
1 – Os alunos que ingressaram no Ensino Fundamental não têm interesse de continuar sua formação escolar.
2 – A realidade Escolar do Brasil é tão rigorosa que poucos conseguem avançar nos estudos, o que ocasiona muitas reprovações e desistências.
3 – O sistema escolar pode ser visto como um sistema falho no sentido de que não consegue abarcar em si uma equidade no tratamento entre diferentes classes sociais.
4 – Os números acima se referem a alunos de escolas públicas e os mesmos não encontram vagas nas escolas para se matricularem ficando à margem contra a própria vontade.
a) Apenas a 1 está correta.
b) Apenas a 2 está correta.
c) Apenas a 3 está Correta
d) Apenas a 1 e a 3 estão corretas
e) Apenas a 1 e a 2 estão corretas.

02) Um dos principais objetivos do estudo da Sociologia é auxiliá-lo a “desnaturalizar” os fatos sociais, a desconstruir alguns conceitos que, de tão repetidos que foram, parecem ser os únicos verdadeiros. Marque a opção que não está relacionada com o conceito destacado acima.

a) Desnaturalizar é compreender que a realidade cotidiana é resultado de decisões, de interesses particulares ou coletivos, de ideologias;
b) Não é uma tendência natural e imutável e pode ser modificada pela vontade humana;
c) Desnaturalizar é empreender a estagnação das formas de interpretação da sociedade, pois tudo já está determinado e certo.
d) Desnaturalizar é pensar no mutável a todo instante e ter como certo as possibilidades de se pensar a mesma realidade ou conceito por vias diferentes.
e) Todas as alternativas acima estão verdadeiras.


03) Florestan Fernandes (1920-1995), importante nome da Sociologia brasileira, estudou os povos Tupinambás, e sua pesquisa nos permite conhecer alguns elementos que caracterizam a educação das sociedades tribais. Três importantes valores perpassam a educação dos tupinambás que é o diferencial de uma sociedade “desescolarizada” (educação informal) aponte-as:

a) A tradição, o valor da ação e o valor do exemplo;
b) A tradição , o valor da palavra e o valor do exemplo;
c) A educação dos menores, a pesca e o chefe da tribo;
d) O valor da ação, o valor do exemplo e a magia.
e) Todas alternativas acima estão incorretas.



04) Sobre Émile Durkheim (1858–1917) é correto afimar:

a) É um dos representantes do pensamento progressista.
b) Sua teoria faz a defesa da ordem social dominante.
c) A escola não têm a função de imprimir valores morais e disciplinares.
d) As crises não são causadas por aspectos morais, mas econômicos.
e) Todas alternativas acima estão incorretas.


05) Sobre as teorias Critico-reprodutivistas é correto afirmar que:
a) Bourdieu chama isso de “violência simbólica”, ou seja, o desprezo e a inferiorização da expressão cultural de um grupo por outro mais poderoso econômica ou politicamente.
b) A violência Simbólica não faz com que um grupo perca sua identidade e suas referências, tornando-se fraco, inseguro e mais sujeito à dominação, mas os fortalece.
c) A escola não ignora as diferenças socioculturais, selecionando os valores das classes dominantes, mas ajuda a estabelecer um vínculo entre as classes.
d) Para os jovens de uma classe dominante, a escola não é uma continuação da família e do “mundo”, pois a família é uma escola informal que não tem capacidade de passar todos os valores.
e) Para os jovens filhos das classes trabalhadoras, a escola representa uma Continuação. Seus valores e saberes são valorizados em detrimento dos valores e saberes das classes dominantes.
Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem