Tg-Doxa - Professor Tiago Lacerda
Filosofia, Sociologia e Direito





Para confirmar, clique em cadastrar e confira em sua caixa de e-mails.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Trabalho - Parte I


Em nossa sociedade, a produção de cada objeto envolve uma complexa rede de trabalho e de trabalhadores. para ilustrar um pouco esta produção vamos pensar um pouco sobre um produto que faz parte da vida de muitas pessoas: um paozinho francês. 
Os ingredientes básicos para fazer um pãozinho são o trigo, a água, o sal e o fermento. Para que haja trigo é necessário que alguém o plante e o colha; é preciso que haja moinhos para moê-lo e comercialização para que chegue até a padaria. Ainda não mencionamos o sal, que tem um processo todo especial para ese extraido do mar, depois processado e embalado para ser comercializado. O fermento é produzido em outras empresas por outros trabalhadores, com outras matérias-primas. A água precisa ser captada, tratada e distribuída, o que exige uma complexa infra-estrutura com grande número de trabalhadores.
São necessários equipamentos, como a máquina para preparar a massa e o forno para assar o pão, fabricados em indústrias que, por sua vez, empregam outras matérias-primas e trabalhadores.
É necessário algum tipo de energia proporcionada pelo fogo (e isso exige madeira ou carvão) ou energia elétrica (que é gerada em hidroelétricas ou termo­elétricas). As usinas de energia, por sua vez, precisam de equipamentos, linhas de transmissão e trabalhadores para fazer tudo isso acontecer.
Na ponta de todo esse trabalho, estão as padarias, mercadinhos e super­mercados, onde o pãozinho finalmente chega às mãos do consumidor.
Se para comer um simples pão há tanta gente envolvida, direta e indireta­mente, você pode imaginar quanto trabalho é necessário para a fabricação do ônibus, da bicicleta ou do automóvel, para a construção da casa em que você vive ou da escola onde estuda.
Essa complexidade das tarefas relacionadas à produção é uma caracterís­tica da nossa sociedade. Outros tipos de sociedade, do presente e do passado, apresentam características bem diversas. Vamos ver em outras postagens um pouco destas outras sociedades.
Resumindo:
Para o processo de produção precisamos:
  • Homem (com sua inteligência)
  • Força de trabalho
  • Matéria Prima
  • Transformação da Natureza (Interatividade do homem)
  • Transformação do próprio homem (ao transformar a natureza, ele transforma também a si mesmo e as suas relações sociais).

Tudo isso para produzir, pois somente com a produção é que ele se sentirá participativo da sociedade no âmbito economico, social, cultural e etc.

Referência:
TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p.37.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Postagens mais visitadas na última semana!