Coragem

Nos últimos dias estive refletindo sobre a coragem que preciso para viver em meio a tantas diferenças e me manter diferente. Eu não digo indiferente, pois o outro me importa, mas não pode ser meu reflexo, não posso me espelhar no outro que tem sua própria vida e experiências para querer que a minha seja no mínimo igual, assim não seria, definitivamente, a minha pessoa, mas uma cópia de qualquer coisa que sem identidade copia e cola estereótipos alheios. A diferença é a coisa mais bela, o jogo mais gostoso da vida é a imprevisibilidade com que as coisas acontecem e as facilidades delas poderem mudar quando simplesmente emanamos um sim, ou um não.
Partilhei há poucos dias com uma amiga a respeito das nossas decisões e percebi que nem sempre o cômodo é o melhor – coisa obvia, mas há momentos que precisamos trilhar um caminho, ter coragem para fazer a diferença neste caminho assumindo os riscos e gozos, pois não só de vicissitudes se faz a vida, mas de muito gozo. Nesta minha partilha tiro o meu chapéu para esta amiga que dividiu comigo sua dor que transborda em alegria e frutos na sua vida e sociedade, e espero que a autenticidade também me encontre sempre disposto a ser eu mesmo apesar dos enganos que circundam o coração. A coragem de se enfrentar para que as forças sejam aumentadas somente pode chegar a nós pela liberação do medo e dos conceitos que muitos tentam impor a nós sem nos permitir a experiência.
Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

4 Comentários

  1. Olá!!!

    Ótima partilha de seu modo de ver a vida. E concordo com sua visão. Todos nós temos a capacidade de trilharmos o nosso próprio caminho, errando e acertando, decidindo e lutando pelo o que almejamos. Acredito que o importante é o auto-reconhecimento e não ter vergonha do que você é e do que você faz. É "SE AMAR"!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido amigo
    Vc sempre fala do fundo da alma... gosto disso!!!
    Ore por mim, amigo!!!
    Bjm de paz e esperança

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meus amigos Jonas e Rosélia! A Amizade é sempre um dom que partilhamos com muita alegria! Obrigado pelo carinho e afinidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querido amigo Tiago
    Passo pra saber como está??? Tomara que muito bem na vocação!!! E pessoalmente, claro!!!
    A Resurreição do Senhor aconteceu em mim e, em âmbito de Blog de uma forma surpreendente: recuperei-os!!! Pela Bondade divina...
    Agora retorne, por gentileza, o meu site antigo, viu???
    http://www.idade-espiritual.com.br/2012/04/segunda-feira-pacoela-feliz-pascoa-com.html
    Abraços fraternais de paz e pascais com intnesidae

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem