Seja Humano



por Tiago Eurico de Lacerda

A dor que perfura nosso peito,
a dor que nos asfixia quando vemos só o mau e o mal no mundo,
esta dor que oprime, nos isola, nos permite lágrimas amargas,
que nos faz órfãos, nos adoece, não nos inclui,
pode ser transformada!
O coração é uma terra sensível, precisa de alimento certo para a vida.
não o alimentemos com a dor provocada de nosso egoísmo,
ele não merece ser tocado pelo mal estar desse mundo,
demos ao nosso coração possibilidades, não amarguras.
O maior perdão para este ano é o de si próprio,
é reconhecer que nossa humanidade é frágil, erra, chora,
não pensemos que somos um anjo, ou outro ser que alguns tentam nos impor
para que oprimidos não vivamos o nosso ser humano.
Ser humano é ser suscetível a errar,
é perceber que não podemos tudo, mesmo diante de tantas possibilidades.
Quem quer abraçar tudo em sua vida se enche de um vazio,
adoece.
quem quer resolver tudo em sua vida, também se esvazia,
esmorece.
E quem acha que tudo pode, não sabe onde está,
se frustra.
Não vamos olhar para o outro e querer ver a perfeição,
Deixemos cair as máscaras e estereótipos sobrenaturais,
elas não nos pertencem, são lacunas para a dor,
nos enganam e não têm sabor.
O sabor não se encontra em pessoas, nem em coisas desse mundo,
o sabor está dentro de nós.
É preciso um mergulho profundo dentro de nós mesmos para encontrarmos aquele nosso eu perdido e levá-lo à superfície.
Mas quando o encontrarmos, não nos assustemos,
somos nós mesmos e as vezes podemos não gostar do nosso verdadeiro eu.
Mas quando nos tornamos cônscios e amamos este eu sem máscaras, a dor se vai,
o riso sobressai, e as cores se tornam mais vivas.
Viver como um ser humano é viver em busca desse humano que muitas vezes tentamos esconder. Este, quando encontrado não nos exime de lágrimas, dor, vergonha e frustação,
mas com ele por perto tudo se torna mas claro e menos complicado.
Onde se esconde o meu eu, o nosso eu, o eu do mundo?
Tiago Lacerda

Professor no Departamento de Ciências Humanas e Sociais - UTFPR - Campus de Londrina. Professor do Quadro Próprio de Magistério da SEED-PR. Mestre e doutor em Filosofia pela PUCPR.

1 Comentários

  1. Olá, meu amigo Tiago
    Sim! "Demos ao nosso coração POSSIBILIDADES e não amarguras"...
    Feliz avanço... em 2010!
    Retroceder só se for por estratégia para maior valentia no Serviço do Reino...
    Avancemos!
    Tudo de bom!
    Belissimo texto,meu irmão.
    Abraços com gosto do novo... que está por vir...
    Roselia

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem