Pular para o conteúdo principal

O caminho em partes (poema/texto de Tiago Eurico de Lacerda)


                                                                                                        por Tiago Eurico de Lacerda


PARTE I – O DESABAFO, AS TREVAS


Eu olho para o céu e contemplo as estrelas, é noite!
É noite não porque o dia se foi, mas porque a escuridão me é palpável.
Eu tento com minhas forças lutar para ser visto, reconhecido,
Mas não, os outros não me darão crédito, sou limitado, algo em mim, falta.
Me dizem que não posso, isso chega a doer em meu peito,
Alguns pela minha relativa incapacidade nem me veem.
São indiferentes, a dor não lhes tocam, não querem saber.

Em meio a escuridão caminho e tropeço em minhas próprias forças,
Quando penso que vão me ajudar, algumas portas começam a se fechar.
O que posso fazer? Com quem posso contar? Minha família?
Ah, se minha família soubesse o que se passa dentro deste meu coração!
Me abraçariam, chorariam comigo e me amariam muito mais.
E se esta porta que está mais perto de mim não se abre totalmente,
Como posso contar com aqueles que nem meus parentes são?

Bem dizia Shakespeare que o tempo é algo que não volta atrás.
Mas para que eu voltaria, para sofrer outra vez, prolongar o frio.
Não, não pode ser verdade que tudo aconteceria da mesma forma,
Eu teria abraçado mais e buscado dar mais atenção a todos,
E se alguém fosse me procurar necessitado? Claro que ajudaria!
Não sou uma pobre pessoa que mendiga amor, mas tento compartilhá-lo
Tento estendê-lo e desejo que ele seja mútuo.

PARTE II – RECONHECER, CONFIAR

Eu reconheço que o pessimismo não é a chave central,
Que reclamar e lamuriar não me fará ver a luz,
Basta saber que ela existe e que seus raios podem chegar a mim.
As vezes eu realmente exagero nas minhas exigências,
O amor como eu pensava realmente deve ser mútuo, deve ajudar,
Não adianta eu dizer que o farei e só esperar o outro.
O meu não reconhecimento pode atrapalhar tudo.

É fácil sempre colocar a culpa nos outros, e dizer que eu não.
É fácil me esquivar das responsabilidades que também são confiadas a mim.
Eu devo abraçar, mas este abraço deve ser mais do que o externo,
Deve mostrar que sou alguém que tem sentimentos, que vive.
Eu já abracei muito, mas tudo por uma convenção, onde eu estava?
Os meus limites me tornam especial eu sei, mas não estou morto.
Posso trabalhar, posso sorrir e passear, louvar e me divertir.

É verdade que se eu voltasse no tempo, mudaria muito.
Mas eu não teria aprendido, não teria passado por...
Por tantas coisas que meu peito não pode falar, enfim vivi.
Essa é uma oportunidade da qual devo agradecer, devo valorizar.
Reconheço que a sociedade exclui, mas onde está o meu coração?
Se humilde nada pode abalá-lo, quanta força escondida.
Eu sou amado e posso amar, que conclusão sem igual.


PARTE III – A SABEDORIA, PARTILHAR

Quero a luz e não as trevas, já posso senti algo novo.
Que minha boca proclame sempre as graças e a saúde.
Ah sim, esta eu quero em abundância, já sou melhor.
Minhas limitações são degraus, que ajudam não só a mim,
Mas a todos que comigo caminham de mãos dadas.
É verdade. De mãos dadas somos mais fortes, quanto calor!
Um calor que afugenta o frio e traz a paz, um calor que inclui.

Se pensavam que por minha frágil saúde eu não podia nada,
Agora é que vou mostrar que eu é que vou ajudar a incluir.
Como a minha família deve lidar com isso? Dando-me as mãos.
Sozinho eu não tenho forças nem sequer para caminhar,
Mas com suas mãos, posso trabalhar e com mais alguns corações, amar.
Não só a nós mesmos, mas a todos que precisam de apoio
Eu posso e já supero os meus desafios, não foi fácil os primeiros passos.

Para quê voltar no tempo se eu posso fazer hoje um mundo melhor.
O ontem e o amanha não nos pertencem, deixá-los-ei em paz.
É no agora que devo me conscientizar, que devo partilhar o que tenho,
Que preciso também ser luz, outrora tudo era trevas, agora vejo as portas,
Não se abrindo, já estão abertas. Tanto tempo recusei aceitar tudo isso,
Lutei contra doenças e preconceitos, meu Deus tudo isso fazia parte!
E agora o tratamento é doce, as pessoas são como sempre sonhei.

Comentários

  1. Meu estimado amigo Tiago
    Que surpresa Deus me prepara... dê uma olhada no post que acabei de colocar e veja que relação temos nos sentimentos...
    Li, atenciosamente, as três partes... captei palavras chaves... transcrevo as que me tocaram... fielmente, como as colocaste... SAÚDE MENTAL... CURA... PAZ... TRANQUILIDADE... PASSOS SEGUROS... FRIO... CALOR... DESAFIOS...
    É, meu querido, a vida é doce como a rapadura...
    A dor nossa é não sentida aos demais... Insensibilidade??? Sei não!!!
    Como podemos os dois ou milhões de nós... contarmos com quem nem parente nosso é??
    Você acertou, Tiago... heim?
    Saúde mental... é desafio em meio ao individualismo, vc não acha???
    Eu te desejo, de coração, toda saúde em todos os níveis... física... psíquica e espiritual também...
    Deus assim nos quer...
    Por Cristo,Com Cristo e Em Cristo... vivamos nós... o resto virá por acréscimo...
    Fique na Paz de espírito, meu anjo, deite e durma tranquilo, não mais... O Sl 130 poderá nos ajudar... Consolemo-nos... afinal é Cristo que vive em nós!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts

Questões de prova sobre: As desigualdades sociais

01 - (UEL – 2003) Observe os quadrinhos: (QUINO. Toda Mafalda . São Paulo: Martins Fontes, 1992). Os quadrinhos ilustram uma forma comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais. Assinale a alternativa que apresenta pressupostos utilizados pela teoria liberal clássica para compreender a existência da pobreza e que foram também assumidos pela personagem Susanita em suas falas. a) As desigualdades sociais podem ser compreendidas através da análise das relações de dominação entre classes, que determinam o sucesso ou o fracasso dos indivíduos. b) A existência da pobreza pode ser compreendida a partir do estudo das relações de produção resultantes da exploração de uma classe sobre a outra. c) A divisão em classes sociais no capitalismo está baseada na liberdade de concorrência; assim, a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais. d) O empobrecimento de alguns setores sociais no capitalismo decorre da apropriação

Questões de filosofia com gabarito

QUESTÕES DE FILOSOFIA – COM GABARITO   EPICURO 01) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.(EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In : SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974). No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:   a) Alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) Valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação d) Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade. 02) Leia o trecho da Carta a Meneceu:"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que

01 - Mito e Filosofia (Questões com gabarito)

Quando pensamos na transição entre o mito e a filosofia salientamos que mesmo a filosofia nascente trazendo uma proposta mais racional em relação à toda explicação mítica, ela ainda apresentava "vínculos" com a antiga forma de conceber o universo, principalmente se tomamos como exemplo os jônios e todo o pensamento que busca na natureza e seus elementos aquilo que seria o princípio universal de todas as coisas. Enquanto o mito não se importava com as contradições e contos fabulosos, a filosofia organiza seu percurso através da lógica e do uso da razão. Mas não nos enganemos com essa simples colocação, pois há uma ruptura perceptível entre ambas. Enquanto o mito é envolto de crenças inquestionáveis, a filosofia nasce do próprio rechaço às explicações inquestionáveis e promove uma problematização de tudo. Ela rejeita o sobrenatural e a interferência dos deuses na explicação dos fenômenos naturais. Ela busca ao contrário do mito definir os conceitos e se organizar como um

Questões sobre Filosofia Estética com Gabarito

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpr

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre Filosofia Estética com Gabarito

01) “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa: a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível. b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista. c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpr

Questões sobre Filosofia Política

Questões sobre Filosofia Política Livro: Fundamentos de Filosofia (Gilberto Cotrim) 1) Sintetize e compare os conceitos antigo e moderno de política. Resposta: Na concepção clássica grega o conceito de política refere-se à arte de governar a polis, ligada ao bem comum e à ética. Enquanto que na modernidade, o conceito passou a ser estritamente ligado ao poder, ou seja, a métodos de se conseguir algo. Sendo assim, a questão ética , que está implícita na ideia de bem comum é colocada em segundo plano ou totalmente abandonada. 2) Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Explique essa afirmação. Resposta: A afirmação quer dizer que “poder” é a capacidade de alcançar algum objetivo, utilizando artifícios como os econômicos. Poder vem do latim potere, posse “poder, ser capaz de”. Refere-se fundamentalmente à faculdade, capacidade, recursos para produzir certos efeitos, segundo o filosofo inglês Bertrand Russell poder é a capacidade de fazer c

Questões de prova sobre Ética e Moral - Prova I - Com Gabarito

01) "Moral (mos, moris, "costume"): conjunto de normas livres e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003). Sobre a moral, é CORRETO afirmar que:  a) O estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. b) A moral não estabelece regras para a vivência em sociedade. c) A moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. d) Através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. e) Todas as alternativas acima estão erradas 02) A teoria Ética de Kant e Stuart Mill